O vice-presidente de conhecimento e informação do Google, Prabhakar Raghavan, afirmou que o Gemini vai passar por treinamentos e testes extensivos antes de voltar com a opção de gerar imagens de pessoas. Em publicação no blog da companhia nesta sexta-feira, 23, o executivo afirmou que a plataforma de IA generativa é de criatividade e produtividade e que “nem sempre pode ser confiável”.

Em especial, Raghavan escreveu que a criação de imagem e texto em temas atuais e polêmicos “vai apresentar erros”, como alucinações. Para essas informações, o VP do Google afirma que o ideal é buscar informações no motor de busca da companhia que traz “informações atualizadas e de alta qualidade” sobre esses tópicos de fontes na Internet.

“Não posso garantir que o Gemini gerará ocasionalmente resultados embaraçosos, imprecisos ou ofensivos. Mas posso prometer que vamos continuar a agir sempre que identificarmos um problema”, escreveu o VP do Google. “A inteligência artificial é uma tecnologia emergente e útil de várias maneiras, com grande potencial, e estamos fazendo o melhor para disponibilizá-la com segurança e responsabilidade”, completou.

Vale lembrar, o Google precisou suspender temporariamente a opção de gerar imagens de pessoas na última quinta-feira, 22, após a plataforma apresentar erros históricos e raciais.

Crédito: imagem produzida por Mobile Time com IA generativa