A maioria dos usuários latino-americanos (96,4%) acredita que informações de dispositivos inteligentes, em suas casas, podem ser roubadas. A preocupação foi demonstrada pela ESET em um novo estudo sobre segurança em casas inteligentes, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e senhas. A pesquisa foi realizada pela Internet e ouviu 450 pessoas de toda América Latina entre os dias 10 de janeiro e 9 de fevereiro.

Para os entrevistados, seus principais receios com roubo de dados são: que sejam vítimas (30,8%); exposição de suas informações pessoais (27,5%) e extorsão (24,9%). Além disso, 75,3% disseram que não estariam confortáveis com um dispositivo coletando dados de sua rotina e gostos sem consentimento; e 40,7% creem que as fabricantes não levam em consideração a segurança quando criam equipamentos para smart home.

Senhas e roteadores

No entanto, uma das informações da análise mais espantosas é a frequência com que os usuários dizem trocar sua senha: 8,4% nunca trocaram; 7,3% quando lembram; 12% uma vez por ano; 22,3% quando tomam conhecimento de falha de segurança ou quando suspeitam de algo; 27% a cada três meses; e 22,8% mensalmente. Outro dado revela que 51,5% não protegem seus roteadores e 20% sequer sabiam que existia este tipo de proteção.

IoT e IA

A ESET perguntou aos internautas sobre outras duas áreas: Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Em relação à IoT, 69,4% acreditam que os dispositivos conectados não são seguros; e 62,1% deixaria de comprar equipamentos conectados por conta da segurança. Quando questionados sobre IA, 60% dos entrevistados latino-americanos disseram que teriam “medo e evitariam” uma ferramenta automatizada que tomasse decisões sobre seu modo de vida. Por outro lado, 29,4% afirmaram que o uso da inteligência artificial no dia a dia é “genial” e acreditam que a tecnologia torna “mais fácil” suas vidas.

Prós e contras

As pessoas que participaram da pesquisa também foram ouvidas sobre “benefícios e pontos negativos” que elas veem em IoT. Entre os pontos positivos, 81,8% acreditam que traz mais comodidade ao cotidiano, 65,4% creem em mais controle e previsão em tarefas domésticas e 34,8% mais segurança doméstica. Pelo lado negativo, 76% esperam que mais equipamentos coletem informações sobre seus hábitos, 62,8% veem que mais dispositivos podem roubar suas informações e 59,7% menos privacidade. Nota-se que as respostas ultrapassam mais de 100% pois são de múltipla escolha.