Foto por Diego Rodarte

“Estamos falando de um mercado de R$ 10 bilhões de automação residencial, se imaginarmos 3 milhões de casa no Brasil”, disse Vanderlei Rigatieri

A WDC Networks lançará uma franquia híbrida (unidades próprias e de franqueados) de lojas de dispositivos para casas conectadas, a partir de junho deste ano. Segundo Vanderlei Rigatieri, CEO da empresa especializada na oferta de equipamentos conectados, a estimativa é alcançar 100 lojas até o final de 2020.

“Teremos a franquia e algumas lojas próprias. No começo nós teremos uma loja flagship em São Paulo, em algum shopping na região dos Jardins, Paulista ou Berrini, e uma loja de rua. E a unidade da Santa Ifigênia vai continuar (com venda de equipamentos para casa conectada).”, afirmou Rigatieri.

De acordo com o executivo, o projeto terá como foco a experimentação, mas haverá venda de dispositivos conectados. Para isso também serão desenvolvidos quiosques. Além da venda de equipamentos, haverá uma unidade especializada para instaladores e projetistas criarem projetos, o Casa Conectada Dealer.

Para o consumidor final, o kit básico terá controlador, dois sensores de presença, dois acionadores e dois sensores para automação de iluminação. O valor ainda não está definido, mas pode custar de R$ 3,5 mil a R$ 5 mil. Também será ofertada uma lista com instaladores e uma opção de SaaS, de automação para casa como serviço, algo que WDC já oferta ao segmento corporativo.

“Quando as pessoas conhecerem isso e desmistificarem que não é caro, não precisa reformar, que tem gente que instala e que há manutenção… Isso terá um potencial enorme de crescimento”, enalteceu. “Estamos falando de um mercado de R$ 10 bilhões de automação residencial, se imaginarmos 3 milhões de casas. Hoje temos 300 mil casas conectadas no Brasil – segundo dados da Auriside”.