O acesso do brasileiro à Internet móvel pelo celular atinge 95% da população, segundo estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Grupo de Trabalho para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital (GTD.GOV).

Divulgado nesta terça-feira, 23, o estudo revela que a penetração é maior na região sul com 96% e menor na região nordeste, com 94%. Feito com 13 mil entrevistados entre outubro e dezembro de 2020, a análise mostra ainda a penetração do Wi-Fi na casa dos brasileiros: 87% na média nacional, sendo o maior índice no sul (90,5%) e o menor no nordeste (84%).

Outra questão feita aos participantes foi quanto à adaptação ao mundo digital. Na média nacional, 85,5% dos entrevistados dizem que têm pouca dificuldade de aderir à digitalização. A afirmação cresce na região centro-oeste (88%), e no sudeste está o pior índice de facilidade em adesão à digitalização (84%).

Colaboraram com a pesquisa a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e o Conselho Nacional de Secretários de Administração do Brasil (Consad).