O Facebook para Android agora oferece um app à parte só para o compartilhamento rápido de fotos, simbolizado pelo desenho de uma câmera. A novidade faz parte da versão 1.9 do software para Android, anunciada nesta segunda-feira, 23. Entre outras mudanças, a atualização passa a organizar a lista de contatos dando prioridade àqueles com os quais o usuário mais conversa.

O ícone para compartilhamento de imagens não é o primeiro atalho criado pelo Facebook para dispositivos móveis. O software inclui há alguns meses um app oficial somente para a troca de mensagens internas da rede social.

Análise

Quase todos os apps de fotos já possuem botões para compartilhamento em redes sociais como Facebook e Twitter. Alguns celulares inclusive contam com botões exclusivos para isso: é o caso de um modelo apresentado pela HTC no ano passado. Mas o Facebook, obviamente, não quer depender dessas parcerias e precisava ter uma ferramenta própria com esse objetivo. Na prática, o Facebook mobile está se desmembrando em atalhos variados que somam três até agora: um geral para acesso à rede social, um para troca de mensagens e um para compartilhamento de fotos.