Em evento global realizado em Paris, Atlanta, Frankfurt, Moscou e Cingapura, a Orange anunciou nesta terça-feira, 23, a expansão global da solução Business Together as a Service. O serviço que já estava em operação na Europa passa a ser disponibilizado para 44 países, entre eles o Brasil, e tem como público-alvo grandes empresas em escala global.

Considerado o melhor serviço de cloud no World Communications Awards 2012, o Business Together as a Service é uma solução de comunicação unificada baseada na nuvem e que foi projetada para que funcionários de grandes empresas possam trabalhar de forma mais integrada, ainda que estejam dispersos geograficamente. Composta por comunicações unificadas e ferramentas de colaboração oferecidas na nuvem, como telefonia, mensagens instantâneas ou videoconferências, por exemplo, a solução permite o acesso dos funcionários a essas funcionalidades a qualquer hora e em qualquer lugar, seja por meio de PC ou dispositivos móveis, como tablets e smartphones. "Nossa solução é ideal para empresas que tenham escritórios remotos ou que tenham funcionários que precisem se comunicar em trânsito", diz Wagner Bernardes, responsável pela consultoria e integrações de soluções da Orange no Brasil.

Além da vantagem em mobilidade, Bernardes ressalta o fato de a solução estar baseada em nuvem: "Com a solução em nuvem, o serviço pode ser disponibilizado imediatamente, sem espera para instalação. Além disso, a empresa não precisa adquirir um hardware, pagando apenas pelo uso do serviço", argumenta. Como o próprio nome da solução sugere, a remuneração é pelo serviço, o que significa que as empresas pagam apenas para as aplicações que os funcionários de fato usam, o que pode representar uma economia considerável nos custos das corporações. Benardes acredita que esse diferencial pode ser uma vantagem no Brasil: "É realmente interessante para o mercado brasileiro, que lida com restrições no orçamento", concorda.

Disponível em seis continentes, a solução é apoiada por três data centers da Orange localizados nos Estados Unidos, na Alemanha e em Cingapura, e por quatro centros de suporte, no Egito, na Índia, nas Ilhas Maurício e no Brasil. Para Bernardes, o fato de um desses centros de suporte ser localizado no Brasil pode ser considerado um diferencial no mercado nacional. "Mesmo nos casos das multinacionais, as empresas brasileiras preferem que o atendimento seja feito em português", afirma. O centro de suporte localizado no País não se restringe, contudo, ao atendimento a clientes brasileiros, mas presta assistência a todos os países da América Latina.

O custo da solução depende dos perfis selecionados pela empresa. O Business Together as a Service oferece seis perfis de usuário, desde o modelo de funcionário que utiliza apenas o serviço de telefonia até aquele que precisa de todas as funcionalidades, incluindo mobilidade. Com a flexibilidade do serviço baseado em nuvem, esses perfis podem ser alterados. "O próprio profissional de TI da empresa pode criar, deletar ou fazer upgrades nos perfis de seus funcionários, bastando acessar o portal de provisionamento", explica.

A expansão dessa ferramenta parece confirmar a aposta da Orange em soluções em nuvem. De acordo com o executivo da empresa no Brasil, a expectativa é de que esse setor de cloud computing gere, até 2015, uma receita global de 500 milhões de euros.