A Associação Paulista de Medicina (APM) e a Teladoc Health firmaram parceria para lançar um serviço de telemedicina no Brasil. Por meio do app Teladoc (Android, iOS), os médicos associados da APM poderão conectar-se via dispositivo móvel ou PC para falar com seus pacientes.

O atendimento do paciente é feito por áudio ou vídeo. Em uma espécie de consultório virtual, o profissional pode deixar o espaço aberto para consulta ou colocar ordem de atendimento por senha. Na solução, o médico poderá: agendar e atender consultas,  registrar dados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fazer recomendações clínicas, além de prescrição de exames e medicação.

Para usar a plataforma, o médico deverá fazer um curso de 10 horas. O valor do curso cobrado pela associação é de R$ 90.

Vale lembrar, a telemedicina foi regulamentada no Brasil no Brasil em carácter de emergência. Devido à pandemia do coronavírus, a portaria 467 do Ministério da Saúde aprovou o uso da modalidade de atendimento médico remoto no último dia 20 de março. Posteriormente, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a regulamentação da modalidade em 16 de abril.