Diante das especulações sobre o lançamento do BlackBerry 10, o diretor de vendas da RIM, Juan Cardona, afirmou nesta quarta-feira, na cidade colombiana de Cartagena de Índias, que o tablet BlackBerry Playbook, cuja versão OS2 foi lançada em fevereiro, é “o primeiro passo” para o que que deve ser a nova linha de smartphones da empresa. Segundo ele, o BB10 chegará aos mercados no segundo semestre de 2012.

“O novo Playbook é o primeiro passo para chegarmos ao BlackBerry 10. Nossa lógica é de sempre irmos incorporando às novas linhas as novidades que já lançamos. Por isso, features que já aparecem no PlayBook ou mesmo no Curve 9320 certamente estarão presentes no BlackBerry 10”, disse ele, citando a função Hotspot presente no Curve 9320, pela qual o smartphone com conexão 3G pode ser usado como roteador, provendo acesso à internet a até outros cinco aparelhos.

“Essa é uma função que certamente estará presente no BlackBerry 10”, disse ele, citando ainda outras três features já anunciadas na feira BlackBerry World, realizada recentemente em Miami: o conceito “flow” (capacidade do BB 10 de manter diversos aplicativos abertos e operando em tempo real ao mesmo tempo), o novo teclado tátil e uma nova função de edição de fotos.

Ele não descartou a possibilidade de que o lançamento do BlackBerry 10 possa se dar primeiramente na América Latina, tal como ocorrido com o smartphone Curve 9320, ou ao menos que ocorra no continente de forma simultânea a outras partes do mundo.

“A América Latina é uma das nossas prioridades, é um mercado onde temos uma posição muito forte, e que registrou as maiores taxas de crescimento para a RIM em 2011. Além disso, temos um outro trunfo: Rick Costanzo, que hoje é vice-presidente para as Américas, anteriormente era vice-presidente da RIM para a América Latina, e tem um enorme carinho pela região”, disse ele.

*O jornalista viajou a convite da RIM