A RIM lançou, nesta sexta-feira, 20,  uma atualização dos conjuntos de ferramentas BlackBerry 10 para desenvolvedores.  Os kits estão disponíveis em versão beta para download gratuito no site da empresa. A atualização inclui a disponibilização do acesso a um framework para chamada de aplicativos, que permite interação entre apps BlackBerry 10; e acesso a APIs da empresa para tecnologia push, que habilitam o envio de notificações e outros conteúdos para dispositivos BlackBerry 10 através da infraestrutura global BlackBerry.

A atualização permite o acesso a APIs importantes para desenvolvedores, permitindo uma integração mais sólida dos seus aplicativos com a plataforma BlackBerry 10. O framework de chamada de aplicativos permite que o desenvolvedor integre seus aplicativos aos recursos nativos do BlackBerry 10 e a outros aplicativos. Os desenvolvedores também terão acesso a um grupo maior de aplicativos de amostra e exemplos tanto em desenvolvimento nativo como em HTML5.

Com as novas APIs de tecnologia push, os desenvolvedores focados em BlackBerry WebWorks e Adobe Air poderão aproveitar a tecnologia e infraestrutura push da RIM para enviar conteúdo dos seus servidores de aplicativos diretamente para o usuário final, viabilizando acesso instantâneo que cria uma conexão e um relacionamento maior entre o cliente e o aplicativo. 

Além das atualizações dos kits de ferramentas BlackBerry 10 para desenvolvedores, a RIM também está abrindo o portal da loja de aplicativos BlackBerry App World para os dispositivos BlackBerry 10 Dev Alpha. O portal pode ser usado por desenvolvedores para direcionar seus aplicativos aos dispositivos de teste BlackBerry 10 Dev Alpha e para conhecer o que outros desenvolvedores estão criando na plataforma.