Uma pesquisa realizada pela Ovum com 11 mil pessoas que acessam a Internet em 11 países demonstra que os consumidores em economias emergentes são os mais interessados em baixar apps móveis. De acordo com o estudo, China, Índia e Brasil foram os países em que foram averiguados os maiores percentuais de entrevistados que disseram ter o hábito de baixar apps móveis: 91%, 84% e 67%, respectivamente.

Para os analistas que coordenaram a pesquisa, a explicação para o sucesso de apps móveis em economias emergentes estaria relacionada ao fortalecimento de uma nova classe média nesses países, composta majoritariamente por pessoas jovens em grandes centros urbanos.

Outro dado surpreendente da mesma pesquisa: consumidores em países emergentes estão entre os mais dispostos a pagar por apps móveis. Na Índia, 21% dos entrevistados disseram gastar mais de US$ 15 por mês com download de apps. E 13% dos indianos disseram desembolsar entre US$ 8 e US$ 15.

A pesquisa também constatou que consumidores em países emergentes preferem lojas de aplicativos das operadoras, ao contrário do que acontece em mercados maduros. As lojas das teles são as preferidas na China e na Rússia, enquanto na Índia e no Brasil aparecem em segundo lugar, perdendo apenas para a Google Play.