Apenas 27% dos consumidores em mercados emergentes usam apps de serviços financeiros, como aqueles de bancos e de pagamentos em geral. Mais especificamente, 11% utilizam esses apps para serviços considerados de baixa complexidade, como verificar saldo e comparar preços, e 16%, para serviços mais avançados, como transferências de valores e pagamentos de contas. É o que revela uma pesquisa realizada pela Ovum a pedido da Amdocs com 8,5 mil consumidores em 17 países: dez emergentes (Índia, Filipinas, Malásia, Indonésia, México, Brasil, Colômbia, Guatemala, África do Sul e Gana) e sete maduros (Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, EUA e Canadá).

Em países emergentes, os 73% que responderam nunca terem usado apps de serviços financeiros se dividem da seguinte forma: 34% disseram conhecer apps de serviços financeiros móveis mas preferem não utilizá-los; 31% disseram desconhecer a existência de tais serviços; e 8% disseram já ter feito o download de algum app para esse tipo de serviço, mas não chegaram a utilizá-lo.

Os serviços financeiros móveis mais comuns entre os usuários em países emergentes são: verificação de saldo (68%), transferência de valores (60%), pagamento de contas de serviços públicos básicos, como água e luz (50%), e recebimento de salário (33%) – os percentuais neste caso se referem apenas ao grupo de 27% que disseram utilizar serviços financeiros móveis.

Àqueles que nunca usaram tais serviços, foi perguntado quais fatores poderiam levá-los a experimentar. Os mais citados foram: a possibilidade de usar em qualquer lugar, inclusive no exterior (50%); ter mais segurança sobre as transações (48%); facilidade de uso (37%); taxas mais baixas (35%); oferta de premiações pelo uso do canal móvel (31%); suporte técnico melhor (17%).

Confiança e segurança

Os bancos são as empresas que os consumidores mais confiam para a oferta de serviços financeiros móveis, apontados por 50% dos entrevistados, na média mundial. Depois vêm bandeiras de cartão de crédito (31%); operadoras móveis (25%); provedores de pagamentos digitais (21%); e fabricantes de aparelhos (13%).

No que tange a percepção de segurança sobre os serviços financeiros móveis, 25% dos usuários no mundo disseram que se sentem muito seguros; 51%, seguros o suficiente; 12%, inseguros; e 12% não souberam responder.

Desenvolvidos

Nos mercados desenvolvidos, 38% utilizam serviços financeiros móveis (21% usam para transações complexas e 17%, simples). E os 62% que nunca utilizaram se dividem da seguinte forma: 30% conhecem esses serviços mas não pensam em usar; 23% nunca ouviram falar; e 9% baixaram apps mas não experimentaram.