Uma das questões levantadas pelo grupo de trabalho de padronização e requisitos técnicos do Fórum Pagamentos Instantâneos (PI) diz respeito ao banco de dados de endereçamento, peça fundamental para a realização de transações na futura plataforma. Estão em análise dois modelos: 1) centralizado no Banco Central; ou 2) descentralizado, com uso de blockchain. Será realizado um workshop para aprofundar a discussão no âmbito do referido grupo de trabalho.

O Fórum PI é constituído por dois grupos de trabalho: um de negócios e outro de padronização e requisitos técnicos. Os participantes de ambos se reuniram esta semana para informar o andamento dos seus trabalho.

O grupo de negócios apresentou propostas para fluxos de transferência, incluindo liquidação imediata, inserção manual dos dados e liquidação nos livros do participante.

O grupo técnico, por sua vez, abordou temas como identidade digital, padrão de comunicação, modelos para a base de dados de endereçamento, especificações técnicas de conectividade e segurança do sistema e tipos de QR Code. Foi escolhido para os pagamentos instantâneos o padrão de comunicação ISO 20022, que define o formato e a semântica das mensagens trocadas entre instituições financeiras.

O Fórum PI é uma iniciativa do Banco Central que reúne representantes de diversas empresas do setor financeiro brasileiro para a definição conjunta de como funcionará a plataforma nacional de pagamentos instantâneos. Essa plataforma permitirá a transferência de valores entre pessoas e empresas em tempo real, através de dispositivos diversos, como smartphones, de forma simples e interoperável entre serviços. Um dos caminhos será por meio de um QR code padronizado que identificará o recebedor e que poderá ser escaneado por apps de bancos ou de carteiras digitais, por exemplo.

Mobishop

O Banco Central participará da segunda edição do Mobishop, seminário sobre comércio e pagamentos móveis organizado por Mobile Time que acontecerá no dia 8 de outubro, no WTC, em São Paulo. Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos e coordenador do Fórum PI, e Breno Lobo, assessor sênior do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do BC, farão uma apresentação sobre o andamento dos trabalhos para a regulamentação dos pagamentos instantâneos.

A programação detalhada do Mobishop deverá ser divulgada somente em julho, mas ingressos antecipados estão à venda com desconto através do site www.mobishop.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619, ou pelo email [email protected].