Muito se fala do impacto que os pagamentos instantâneos terão sobre transações de pequeno valor realizadas no dia a dia do brasileiro, em substituição do dinheiro em espécie. Porém, está nos planos do Banco Central que os pagamentos instantâneos também sirvam para realizar compras de alto valor, como carros e até imóveis. Será o chamado “pagamento por documento”, que está previsto para para a quarta e última fase de entrada em operação da plataforma de pagamentos instantâneos, ainda sem data definida.

“A ideia é que a transferência de propriedade do ativo possa ser assegurada por meio da ordem de pagamento, diminuindo o risco atualmente existente nesse tipo da transação. A Suécia está atualmente desenvolvendo essa funcionalidade. Acreditamos que possamos introduzi-la no nosso ecossistema num futuro próximo”, explica a Mobile Time Breno Lobo, assessor sênior do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do Banco Central.

Ou seja, o documento de transferência do carro ou do imóvel seria atrelado ao pagamento realizado através da plataforma de pagamentos instantâneos que está em construção pelo Banco Central. Assim, o vendedor receberá o dinheiro ao mesmo tempo em que o comprador receberá o documento de transferência do ativo.

As especificações de como isso vai funcionar na prática ainda precisam ser definidas pelo Fórum de Pagamentos Instantâneos (Fórum PI), mas a perspectiva é de provocar um impacto significativo nos processos atuais de compra e venda de carros e imóveis.

Lobo fará uma apresentação sobre a plataforma de pagamentos instantâneos durante o seminário Mobishop, dia 8 de outubro, no WTC, em São Paulo, com organização de Mobile Time. Ele terá a companhia de Carlos Brandt, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central. O evento inclui ainda a participação de executivos do Banco do Brasil, Banco Itaú, Bradesco (next), Banco Inter, BS2, Mastercard, Rappi, Magazine Luiza, Mercado Pago, Trigg, Transferwise, Thales Gemalto, Syntonic, DoCoMo Digital, dentre outros. A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.mobishop.com.br, ou pelo email [email protected], ou pelo telefone 11-3138-4619.