Breno Lobo e Carlos Brandt, do Banco Central, durante o Mobishop 2019

O Fórum de Pagamentos Instantâneos (Fórum PI) concluiu nesta semana as definições das especificações de negócios que faltavam para a construção da plataforma do referido serviço. Com isso, os técnicos de tecnologia da informação do Banco Central já começam a trabalhar na programação da plataforma de PI e da base centralizada de endereçamento. O atual status do projeto foi compartilhado por Breno Lobo, assessor sênior do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do BC, e Carlos Brandt, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, durante apresentação no Mobishop, nesta terça-feira, 8, em São Paulo.

Pelo cronograma do BC, a regulamentação necessária para o lançamento dos pagamentos instantâneos deve começar a ser publicada em dezembro deste ano. A homologação dos primeiros participantes acontecerá a partir de junho de 2020. E o lançamento da primeira fase será em novembro do ano que vem.

“Os pagamentos instantâneos serão mais um canal para facilitar a vida para pagadores e recebedores. Estamos focados no pilar da conveniência. O grande objetivo é ter essa dinâmica de redução de fricção de pagamentos e suportar novos modelos de negócios. Também se pretende reduzir custos e contribuir para a eletronização de pagamentos e para a inclusão financeira”, disse Brandt, durante a apresentação no Mobishop.