A presidente do Banco Central da Europa, Christine Lagarde, afirmou que as criptomoedas não valem nada.

“Minha humilde avaliação é que não vale nada”, disse durante uma entrevista à televisão holandesa no último domingo, 22, e que teve repercussão no noticiário internacional nesta segunda-feira, 23. Lagarde continuou: “Não se baseia em nada. Não há ativos subjacentes para atuar como âncora de segurança”.

A presidente do BC europeu fez as afirmações enquanto apelava para que os reguladores de todo o mundo estabeleçam regras urgentemente para as criptomoedas, de modo a proteger os investidores inexperientes e que fazem grandes investimentos no ativo digital.

“Estou preocupada com aquelas pessoas que pensam que vai haver uma recompensa, que não entendem os riscos, que vão perder tudo e que ficarão terrivelmente desapontadas, e é por isso que acredito que isso deve ser regulamentado”, disse Lagarde.

Vários bancos centrais do mundo estão estudando e avaliando a implementação de uma moeda digital própria, entre eles o Banco Central do Brasil e o da Europa. Neste caso, a moeda digital seria bem diferente de uma criptomoeda, por ter o Banco Central por trás de sua criação e por atrelar a moeda digital à moeda física. Um euro digital seria “muito diferente” das criptomoedas privadas, disse Lagarde. A China já possui sua própria moeda virtual, o Yuan Digital, inclusive já aceito no superapp WeChat.