A plataforma de publicidade móvel Opera Mediaworks será responsável por gerar US$ 600 milhões em receita para publishers e desenvolvedores de aplicativos neste ano, um aumento de 33,3% em relação a 2012. Os dados são do relatório “The State of Mobile Advertising” do segundo trimestre, publicado pela empresa.

O sistema operacional da Apple é o líder em volume de impressões e receita, representando quase 44% de um total de 60 bilhões de impressões por mês e quase metade de toda a receita gerada. O Android vem em seguida, com 31,24% do volume de impressões e 28% da receita.

Em relação aos fabricantes de dispositivos móveis, 43,8% das impressões são em dispositivos da Apple, e a Samsung é a segunda mais forte, com uma taxa de 17,4%. Entre os tablets, a Apple tem a grande fatia de 91,2%, seguida da Samsung, com 6,1%. Quando o foco são somente dispositivos Android, a Samsung é a líder com 58,5% das impressões, e fabricantes como Motorola, LG e HTC ficam com taxas variadas entre 7% e 11%.

O relatório aponta que os anúncios em rich media funcionam melhor do que em banner padrão, com desempenho de 400% mais eficiente. Os anúncios em rich media dentro de aplicativos também são mais atraentes do que na web. Os usuários clicam em anúncios in-app 1,53% do tempo, enquanto esse valor fica em 1,12% em anúncios na web.

O Brasil está na 18ª posição no ranking dos 20 países mais importantes para os negócios da empresa, mas os
Estados Unidos representam a maior receita, com quase três de cada quatro dólares das transações.