Dylan Thomas (centro), diretor do DIT, defende que há espaço para brasileiro no Reino Unido pós-Brexit

O governo do Reino Unido busca estreitar as relações com empreendedores brasileiros, em especial empresas de tecnologia e de Internet das Coisas (IoT). Esse foi um dos temas abordados por Dylan Thomas, diretor de tecnologia, empreendedorismo e manufatura avançada do departamento de comércio internacional (DIT, na sigla em inglês) do Reino Unido.

Durante o Smart City Business, evento realizado em São Paulo nesta terça-feira, 23, o executivo citou algumas das benesses de seu governo, como baixos impostos e vastos fundos de investimentos.

O diretor do DIT afirmou que, mesmo com o Brexit em curso, as startups do seu Reino Unido receberam investimentos da ordem de 7,9 bilhões de libras em 2018. Um valor que supera as novas entrantes de França e Alemanha: “Quanto ao receio que muitos têm do Brexit, é preciso pensar que não estamos fechando uma porta. Nós estamos, sim, abrindo um espaço para que o resto do mundo colabore e desenvolva conosco”.

O executivo britânico apontou para três aspectos importantes e atraentes: o Reino Unido tem, atualmente, oito de suas 10 principais universidade trabalhando com desenvolvimento e pesquisa em Internet das Coisas; o governo possui uma linha de financiamento de 7 bilhões de libras para pesquisa e inovação em TIC; e para cada libra investida em pesquisa e inovação, o governo retorna 2,5 libras.

“Infelizmente, quando os sul-americanos pensam em investir ou formar parcerias fora de seus países, eles imediatamente pensam nos Estados Unidos e em seu Vale do Silício. A questão aqui é: nós estamos abertos à colaboração e à inovação com vocês”, afirmou o diretor do DIT.

Parceria

Na viagem de Thomas para o Brasil foi formada a primeira parceria do departamento britânico com foco em TIC. Um memorando de entendimento entre o parque tecnológico catarinense Ágora Tech Park e o DIT foi assinado para ampliar a parceria de empresas brasileiras com o governo britânico. O primeiro fruto da parceria foi a Perini City Lab, espaço voltado para os testes de tecnologias focadas em cidades inteligentes.