A Apple divulgou que mais de 200 milhões de dispositivos já atualizaram para o novo sistema operacional iOS 7, sem detalhar percentuais por modelo de iPhone. No caso do iPhone 4, a atualização está gerando discussões nos fóruns de Internet entre os usuários do aparelho. O modelo foi lançado em 2010 e é o celular mais antigo da fabricante a receber a compatibilidade com o novo sistema.

Em fóruns nacionais e internacionais na web, há usuários que disseram que a experiência do iOS 7 no iPhone 4 ficou boa, mas há muitos que reclamaram sobre lentidão de resposta do teclado, breve duração da bateria e lentidão nos aplicativos em geral. Em entrevista ao MOBILE TIME na semana passada, Bruno Amaral, sócio-fundador da desenvolvedora Ilhasoft, recomendou que os usuários de iPhone 4 não atualizem seus telefones e considerou um erro a Apple ter liberado o iOS 7 para esse modelo. Nos fóruns, usuários relataram melhorias no desempenho do sistema após redefinir todos os ajustes, e melhoria na bateria após desligarem as atualizações de segundo plano.

Alguns dos recursos novos não estão disponíveis para o iPhone 4, como a atualização da Siri, a função de foto panorâmica e os filtros de câmera. Detalhes do visual, como a transparência na central de controle, não são iguais aos aparelhos mais novos. Para quem atualiza e tem uma experiência ruim, não há uma maneira oficial de voltar para o sistema antigo, e é necessário esperar a correção de bugs da Apple. Há até rumores de que a Apple liberou o iOS 7 para os usuários do iPhone 4 como uma forma de forçá-los a trocar de aparelho, já que o sistema roda melhor nos novos iPhones.

O site Ars Technica fez um teste comparando o uso do iOS 6 e o iOS 7 em um iPhone 4, medindo o tempo que um aplicativo embarcado leva para abrir. Os resultados mostraram um atraso de um a um segundo e meio no novo sistema. Do momento em que o usuário toca no aplicativo da câmera, por exemplo, até que ele esteja pronto para ser usado, leva 1,9 segundo no iOS 6, e 2,63 segundos no novo sistema. A função de ligações levou 0,67 segundo para abrir no iOS antigo e 2,37 segundos no iOS 7.

Fonte: Ars Technica