O GuiaBolso e a Kellog School of Management realizaram um estudo em conjunto que comprova que o envio de lembretes pelo celular reduz em 11,4% o risco de atraso no pagamento do cartão de crédito. A pesquisa foi motivada por uma constatação do GuiaBolso sobre os usuários do seu aplicativo (Android, iOS) de gestão de finanças pessoais: entre agosto de 2014 e maio de 2015, 48% daqueles que atrasaram o pagamento da fatura do cartão tinham dinheiro em conta para pagar pelo menos a parcela mínima. E 35% poderiam ter pago o valor integral.

Uma das explicações para esse comportamento é de que as pessoas simplesmente se esquecem de pagar. Para confirmar a hipótese, foi feita uma experiência com 26 mil usuários do GuiaBolso, que receberam diferentes quantidades de mensagens de alertas. Para o grupo com mais alertas foram enviadas ao todo cinco mensagens: três para estimulá-los a guardar dinheiro para o pagamento da fatura e duas mais próximas ao vencimento, para lembrá-los de pagar. Foi mantido um grupo controle que não recebeu nenhuma mensagem. No grupo que recebeu cinco mensagens, houve um índice 11,4% menor de atraso no pagamento. E esse grupo pagou 5,3% menos taxas e multas que aqueles que não receberam nada.

Diante do resultado, o GuiaBolso adicionou ao seu app uma funcionalidade de lembrete para pagamento da fatura de cartão de crédito.

Forum Mobile+

Benjamin Gleason, fundador e co-CEO do GuiaBolso, participará do painel "Fintechs à brasileira", que acontecerá no dia 5 de outubro, no auditório do WTC, em São Paulo, como parte da programação do 9º Forum Mobile+. Junto com ele estarão presentes Alan Chusid, sócio-diretor do Banco Neon; Anderson Paiva, da Easynvest; Loren Monteiro, gerente de seguro auto da Youse; e Sergio Kulikovsky, presidente da Acesso.

A programação completa do Forum e informações sobre inscrições estão disponíveis no site do evento: www.forummobile.com.br