O smartphone tem 65% em predileção dos usuários brasileiros na hora de assistir a conteúdo de streaming. De acordo com pesquisa da Nielsen feita em parceria com a Toluna, o celular fica atrás apenas dos televisores, que foram citados por 76% dos entrevistados, mas ficou à frente de PCs (56,3%), tablets (18,2%) e videogames (13%).

A análise feita com entrevista com 1,2 mil pessoas das classes socioeconômicas A, B e C buscou entender como estão os hábitos de consumo digital durante a pandemia do novo coronavírus. Todos os entrevistados tinham idade acima de 16 anos e eram representantes de todas as regiões do Brasil. As entrevistas foram feitas entre os dias 24 e 30 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais e a margem de confiança é de 95%.

De acordo com o estudo, 43% dos brasileiros assistem a streaming todos os dias, 44% pelo menos uma vez por semana e 2,5% nunca usaram esse meio. Daqueles que usam esse tipo de serviço, 73,5% usam serviços de assinatura e 64% acessam sites abertos.

Dos serviços mais utilizados YouTube (89%) e Netflix (86%) lideram nas citações, seguidos por Amazon Prime (40%), Globoplay (25,5%), Instagram TV (18%), Telecine Play (18%), HBO Go (14%) e Google Play (12%). Apple TV, Globosat Play, Net Now, e Youtube Premium não chegam a 10% da preferência.

E-commerce

A pesquisa questionou os usuários sobre o horário principal e tela preferencial para consumo no e-commerce. Neste caso, o horário favorito para compras é das 9h às 15h, com 29% das respostas. Por tela, o smartphone é o favorito com mais uso no comércio eletrônico neste horário, com 86% das citações, seguido por notebooks com 62%; desktop, 40%; Smart TVs, 40%; consoles, 17%; e tablets, 17%.