A ClickBus (Android, iOS) quer investir mais em inteligência artificial e vê essa tecnologia como uma de suas apostas para o futuro. Durante o ClickBus Academy, o primeiro evento próprio da empresa nesta terça-feira, 22, o CEO Phillip Klien afirmou que a IA vai impactar principalmente no app.
“Tivemos bastante êxito e projetos com sucesso (em IA), mas também tivemos experimentos que não deram tão certo e aprendemos. Cada vez mais posicionamos a ClickBus como a principal camada de tecnologia (e IA) dentro do setor rodoviário. E estamos investindo bastante dinheiro nisso”, diz Klien, ao explicar a injeção de R$ 15 milhões em IA apenas neste ano.
“Para uma empresa do nosso porte, com 240 colaboradores, esse aporte (em IA) é bem representativo. Temos muito orgulho disso e com certeza vamos investir muito mais no futuro”, complementou.
Dados e conhecimento, a base da IA da ClickBus

Caio Tozzini, diretor de produtos da ClickBus (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)
O diretor de produtos da traveltech, Caio Tozzini, afirmou que o uso da inteligência artificial não é apenas para vender passagens, mas para melhorar a experiência do usuário, o executivo explicou que estão criando a maior base de conhecimento curada do setor rodoviário: “Estamos criando toda uma infraestrutura de IA ao coletar todas as informações que temos de regulamentação, de políticas de embarque, de políticas de viagem, de cada viação individualmente e dados de estados e de cidades. Isso alimenta a nossa IA e permite trazer informações ao usuário”, detalhou Tozzini.
Uma das soluções que a ClickBus deve lançar em breve no seu app para o consumidor é o ‘explorador’, em complemento ao conjunto de soluções apresentadas com IA no mês de agosto. Ainda em testes e sem data de lançamento confirmada, esta opção permitirá ao passageiro ver por meio de um mapa os lugares com ponto de embarque e desembarque e construir a sua própria viagem dentro do app.
“(Quando lançado) o explorador vai dar a possibilidade de o usuário realmente traçar uma rota para qualquer lugar e conseguir ver como fazer essa rota de ônibus, o que é bem legal e ajuda o usuário a escolher o destino e planejar sua viagem”, completou o diretor de produtos.
Com os dados das viações parceiras, a plataforma de viagens começa a colocar mais informações de comodidades nos ônibus. Ou seja, o passageiro ao procurar por uma passagem pode ver quais benefícios tem em uma companhia para comparar qual é melhor.
Ao todo, as viações podem incluir 16 comodidades em seus perfis: assento individual; sala vip; kit conforto; kit lanche; apoio para os pés; ar-condicionado; banheiro; tomada comum; tomada USB; Wi-Fi; Internet via Satélite; agua mineral; elevador para cadeirante; televisão, calefação; inclinação na poltrona.
IA é para experiência, mas…

Tozzini e soluções que auxiliam no incremento de vendas de passagens (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)
Outros avanços que a IA tem permitido à equipe do app criar são soluções que incrementem a venda de passagens e a receita de parceiros da ClickBus (viações e agência de viagens online, OTAs):
- Oferta de upsell de viagem de volta;
- Upgrade de assento;
- Venda do assento ao lado para dar mais conforto ao passageiro;
- Oferta de preços para datas específicas
E a carteira do app passa a permitir ao passageiro alterar e/ou remarcar uma passagem. Nele, o cliente pede a mudança, recebe o reembolso e pode adquirir uma nova reserva de passagem com outra viação, em outro dia e/ou outro horário com mais facilidade: “Principalmente para esse usuário que compra de última hora ou que tenha uma recorrência maior, é uma funcionalidade bastante importante pelo que temos testado e conversado com os viajantes”, completa Tozzini.
Vale lembrar, alterar ou remarcar viagem era um dos principais entraves da usabilidade do ClickBus. Se o usuário quisesse fazer um dos dois, era necessário ir até o guichê da viação parceira com o bilhete comprado e pedir a mudança. Ou seja, não tinha opção digital por meio da plataforma, como apontado pela coluna ‘dica de app’ do Mobile Time em setembro de 2021.
B2B

Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da ClickBus (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)
Mais focado nos players corporativos do ecossistema, a companhia ainda anunciou nesta terça-feira o ClickBus Insights. De acordo com Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da traveltech, essa plataforma permitirá que os seus parceiros criem ofertas em um clique.
O executivo afirma que o Insights empacotará todo o arcabouço de inteligência de dados e ferramentas da companhia o que inclui: a plataforma de descontos personalizados ClickOfertas; cuponagem; oferta de passagens no varejo (Varejão); push notification; e-mail marketing; cashback; destaque em mídias parceiras, como Google e YouTube; cuponagem.
“Não é simplesmente dar um desconto, porque podemos canibalizar as nossas margens. A questão é dar o preço certo, na hora certa, com o grupo certo e através do canal certo. Essa é a grande virtude do ClickBus Insights”, completou o vice-presidente.
O intuito da solução é aproveitar o momento do setor rodoviário que tem visto aumento na movimentação de passageiros no primeiro semestre de 2025 e ofertar as passagens mais próximas aos clientes, ao mesmo tempo que o aéreo cortou 142 rotas no Brasil no primeiro semestre deste ano: “Desde 2015, nós não vemos essa oportunidade com mais passageiros no transporte rodoviário”, disse Leonardo.
Inicialmente, esta solução será lançada em novembro deste ano.
Imagem principal: Phillip Klien, CEO da ClickBus (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)
