A ClickBus (AndroidiOS) tem atualmente 60% de suas vendas realizadas por meio de seu aplicativo. A informação foi compartilhada pelo CEO da traveltech, Phillip Klien, durante o primeiro evento proprietário ClickBus Academy, em São Paulo, nesta terça-feira, 23.

Klien reforça que a companhia vendeu 25 milhões de passagens nos últimos 18 meses. Em buscas por passagens na web, o ClickBus registrou 179 milhões de procuras no primeiro semestre de 2025. De acordo com o executivo, o avanço ocorreu a partir do momento que a companhia abraçou o mobile e criou o seu app digital, mas principalmente quando lançou o bilhete de passagem eletrônico (BPE) em 2019.

Segundo Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da ClickBus, antes do BPE, a venda de passagens online era 1% no Brasil. Atualmente, 35% do total das comercializações de bilhetes de transporte rodoviário é online no país. E este segmento representa 14% das buscas no Google sobre viagens.

Outra frente de vendas importante na empresa é o WhatsApp. Pelo app de mensageria, a traveltech tem 25 viações parceiras que vendem passagens eletrônicas, de ponta a ponta, inclusive com cuponagem e opção de parcelamento. Com isso, Leonardo explicou que o WhatsApp representa atualmente 13% do total de vendas da sua plataforma.

O CEO também afirmou que o investimento em mídia é vital para esse crescimento e representa a indústria rodoviária como uma das principais vozes do setor ao aportar R$ 100 milhões em campanhas nos últimos 18 meses.

Serviços financeiros do ClickBus

ClickBus

Phillip Klien, CEO da ClickBus (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Inspirado em players como iFood e Uber, Klien lembra que a ClickBus lançou sua carteira digital no ano passado. Como resultado, a empresa tem mais de 2 milhões de clientes com carteira ativada e R$ 46 milhões de crédito gerado para os consumidores.

Paralelamente a isso, a empresa oferece diversas formas de pagamento e gateway inteligente que permite aprovação de crédito em até 90% das operações e baixo chargeback. Nesse arcabouço financeiro, a ClickBus também oferece linha de crédito para viações renovarem suas frotas.

“A ClickBus pode e deve ser a oportunidade de funding para vocês (viações) para viabilizarem linhas de financiamento. Até para empresas de recuperação judicial, nós temos conseguido viabilizar crédito para renovação de frota”, diz o VP se direcionando à plateia repleta de gestores rodoviários. “Aliás, não só para renovar frota, mas para fluxo de caixa também”, completou.

Viações e agência de viagens online (OTA)    

ClickBus

Phillip Klien (à dir.), CEO da ClickBus e Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da ClickBus (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Uma das principais apostas da ClickBus para atrair mais clientes sem diminuir receitas de viações e agências online é o ClickOferta, um serviço de desconto exclusivo para viajantes que usam a plataforma. Neste caso, o preço promocional é negociado junto aos parceiros da traveltech e oferecidos aos consumidores.

“Ele não é simplesmente uma condição que compramos um pacote de assentos com vocês (parceiros) e vida que segue. É uma parceria que nós queremos que seja constante, contínua e não é para detonar margem de ninguém, pelo contrário. É para construirmos oportunidades de vender mais e vender bem”, afirma Leonardo.

Segundo dados internos da empresa, 50% dos consumidores afirmam que o ClickOferta influencia na decisão de compra. Atualmente, a ClickBus tem 70 OTAs (agências de viagens online) em sua base de clientes.

Imagem principal: Phillip Klien, CEO da ClickBus (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

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