Duas companhias firmaram parceria para expandir o uso do eSIM no mercado de internet das coisas latino-americano com o novo padrão GSMA, o SGP .32: NLT Telecom, operadora brasileira especializada em IoT, e floLIVE, fornecedora de conectividade global e serviços de rede. Ambas desenvolveram uma solução que terá como primeira cliente a TNS, especialista em soluções e infraestrutura como serviço para conectividade.

A solução pretende simplificar a conectividade de dispositivos em larga escala, e, com isso, reduzir custos logísticos e operacionais para empresas de diferentes setores. De acordo com as empresas, a ideia é que a implementação e o gerenciamento em larga escala sejam simples, por meio de uma plataforma de conectividade, tecnologias SIM, eSIM e multi-IMSI.

A tecnologia permitirá que os dispositivos IoT com eSIM consigam mudar de operadora automaticamente, ter conexões configuradas sob medida, funcionar sem interrupção quando mudam de rede e ser gerenciados de forma centralizada.

O chip virtual está disponível ao mercado latino-americano por meio das operadoras de telecomunicações e MVNOs.

O eSIM SGP .32 é um padrão desenvolvido pela GSMA para atender aplicações específicas de IoT, eliminando limitações de padrões desenvolvidos para outros fins. Ele está em processo de aprovação pela associação internacional de operadoras e a previsão é que o lançamento aconteça ainda em 2025.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!