A Vision Mobile, empresa europeia de pesquisas especializada no mercado de conteúdo móvel, abriu nesta quarta-feira, 23, a sexta edição de sua pesquisa mundial sobre desenvolvedores de apps. O objetivo é identificar tendências dentro desse ecossistema, como preferências por sistemas operacionais, obstáculos principais, uso de ferramentas de desenvolvimento etc. Uma das novidades é um foco especial em ferramentas de criação de apps em múltiplas plataformas, para identificar quais são os principais fornecedores e porque os desenvolvedores os escolhem.

Na última pesquisa da Vision, foram entrevistados 6 mil desenvolvedores de 115 países. Cerca de 5% desse total era da América do Sul. A pesquisa é toda on-line e qualquer desenvolvedor pode participar, acessando este link. Em troca, todos os respondentes ganham um mês de graça do serviço de relatório de crashes da BugSense e concorrem em um sorteio de prêmios como um iPhone 5C, um Galaxy S4 e um Lumia 920. O prazo de coleta de informações dura até o começo de dezembro e o relatório da pesquisa deve ser publicado em janeiro, sendo distribuído de graça em PDF para todos os participantes.

MOBILE TIME apoia a iniciativa da Vision Mobile como parceiro de mídia e divulgará os resultados da pesquisa em primeira mão no começo de 2014.