O Facebook atualizará em breve o formato de seu comunicador, Messenger (Android, iOS). Apresentado nesta terça-feira, 23, o comunicador chamado de “Messenger 4” foi demonstrado em um formato mais simples. Nele, a principal aposta da companhia é seu formato com menos tabs (janelas ou abas, na tradução livre para o português) com intuito de atrair mais usuários e comerciantes.

Como resultado, o Messenger reduzirá de nove para três a quantidade de janelas em sua plataforma. Agora, a ferramenta possui uma janela central para conversas (Chats); outra para encontrar pessoas e ver mensagens efêmeras (People); e a terceira para achar jogos, promoções e empresas (Discover).

Além disso, o Facebook adicionará funções de customização de apelidos, emojis e cores das conversas, e um modo noturno que escurece a tela, como já acontece em apps como Twitter e YouTube, para não cansar a vista do usuário em períodos noturnos e de baixa luminosidade.

As mudanças no Messenger são para todos os usuários e ocorrem gradualmente nas próximas semanas. Vale lembrar, a plataforma possui 10 bilhões de mensagens enviadas por mês entre pessoas e negócios.

Motivador

As alteração são baseadas em estudos distintos encomendados pelo Facebook junto a Kelton Global e a Greenberg Strategy, em agosto deste ano, com usuários de Austrália, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido. Na análise da Kelton, que ouviu 5 mil adultos, revelou que sete entre 10 preferem simplicidade em seus apps de mensageria. O documento da Greenberg, que teve 6 mil entrevistados, descobriu que 62%, entre aqueles que mais usam esses apps com frequência, dizem que a troca de mensagens ajuda a mantê-los mais próximos de amigos.