O Serpro está desenvolvendo um algoritmo de biometria comportamental para ser usado em apps de serviços públicos, como o Gov.br (Android, iOS), como mais uma ferramenta de autenticação do cidadão. O algoritmo está sendo treinado, mas ainda não há previsão de lançamento, informa Alexandre Ávila, superintendente de relacionamento com clientes de governo digital do Serpro, em conversa com Mobile Time.

A biometria comportamental identifica a pessoa a partir da análise de como ela utiliza o dispositivo. Diversas variáveis são monitoradas, como velocidade e pressão na digitação, maneira como segura o aparelho etc. A vantagem é ser um processo silencioso de autenticação, que acontece sem fricção. Em geral é utilizado como um complemento a outras técnicas de autenticação.

AIBIO

A biometria comportamental vai se somar a outras técnicas de autenticação biométrica que compõem a AIBIO, plataforma de biometria digital do Serpro. Em biometria facial, por exemplo, seu banco de dados é composto por mais de 230 milhões de rostos – trata-se da soma de diversas bases públicas, como aquelas do TSE, da CNH e da Receita Federal. A AIBIO tem também mais de 2 bilhões de impressões digitais cadastradas.

“A AIBIO é uma plataforma do Serpro em que juntamos dados de vários órgãos, divididos em arquiteturas separadas, mas com um barramento que nos permite enxergar como único. Trata-se de uma tendência mundial de construção de infraestruturas públicas digitais”, descreve Ávila.

O Serpro oferece diversos serviços de identificação e autenticação biométricas. Seu maior cliente é o próprio governo, através da plataforma Gov.br, que agrega diversos serviços públicos. Das 152 milhões de pessoas cadastradas na plataforma do governo, 72 milhões fizeram validação biométrica através da AIBIO, do Serpro.

Para o setor privado, o Serpro oferece um serviço de autenticação por biometria facial, com os dados da CNH, chamado DataValid. Vários apps utilizam a solução para a validação no onboarding, especialmente bancos digitais e apps de mobilidade urbana, pois requerem mais segurança nesse processo.

Ao todo, são feitas 25 milhões de validações por mês com a AIBIO, sendo 85% para o setor público e 15% para a iniciativa privada, informa Ávila.

Mobi-ID

O superintendente do Serpro participará do painel de abertura do 6º Mobi-ID, no qual serão discutidos desafios no combate à fraude de identidade no Brasil, ao lado de Fernando Marino, gerente de produtos Blockchain do CPQD; Gustavo Carvalho, diretor-executivo Cybersource da Visa; Gustavo Monteiro, CEO da AllowMe; e Ulisses Okamoto, superintendente de prevenção a fraudes do Itaú. 

Ávila também fará uma apresentação sobre a AIBIO junto com Rodrigo Lima, gerente do departamento Centro de Excelência em Análise de Dados e Inteligência Artificial do Serpro.

A agenda atualizada e mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.mobi-id.com.br