O Serpro lançará na semana que vem o Notifica.br, um sistema para envio de notificações aos cidadãos através de canais digitais, como push notification pelo app Gov.br, SMS, email e WhatsApp. O Notifica.br poderá ser contratado somente por órgãos públicos dos governos federal, estaduais ou municipais. A novidade foi anunciada pelo superintendente de relações com clientes de governo digital do Serpro, durante a Febraban Tech, nesta terça-feira, 27, em São Paulo.

A ideia é que a plataforma sirva para a comunicação de políticas e serviços públicos, como campanhas de vacinação, por exemplo. Através do Notifica.br, a entidade contratante poderá escolher os canais de comunicação, redigir as mensagens e acompanhar sua abertura e leitura pelos cidadãos. 

Um primeiro teste foi feito há poucas semanas como parte do programa “Mãos à obra”, para a retomada de obras financiadas pelo governo federal, mas que estavam paradas. Os gestores responsáveis pelos empreendimentos receberam notificações através do Notifica.br. Também há testes em curso na cidade de Araguaína/TO.

Gov.br com 150 milhões de contas

A plataforma Gov.br atingiu a marca de 150 milhões de cidadãos cadastrados. Desse total, 70 milhões possuem contas verificadas com biometria, o que permite acesso a mais serviços.

Em média, a plataforma Gov.br registra mensalmente 50 milhões de acessos. E já houve pico de 250 milhões em um mês. Mais de 460 órgãos governamentais estão integrados à plataforma, somando ao todo 4.783 serviços públicos digitalizados, número que representa 90% do total na esfera federal. A disponibilidade da plataforma é de 99,9%.

Uma das prioridades do Serpro para 2023 é levar a plataforma Gov.br para dentro dos municípios, agregando serviços das prefeituras. Dez cidades já a utilizam.

Biometria

A plataforma de biometria gerenciada pelo Serpro é conhecida como AIBIO.  Ela trabalha com três tipos de biometria (faces, digitais e vozes) a partir de bases de dados fornecidas por ICN, Renach e Gov.br. Ao todo há 230 milhões de rostos e 2 bilhões de digitais cadastrados. O Serpro oferece 14 serviços de biometria digital, incluindo prova de vida, biometria facial e biometria de digitais.