A Anthropic anunciou nesta quinta-feira, 23, uma ampliação da parceria de uso do hardware do Google Cloud para suas operações. Avaliada em “dezenas de bilhões de dólares”, a expansão mira a utilização de 1 milhão de TPUs (chips do Google) e coloca mais de 1 gigawatt (GW) de capacidade online em 2026.
A estratégia debaixo do capô da companhia conta com o tripé de chips:
- TPUs do Google;
- Processadores Trainium, da Amazon, que inclui a parceria no Project Ranier, um cluster de computação com centenas de milhares de chips espalhados em vários data centers dos EUA;
- Placas GPUs da NVIDIA.
O investimento mira o aumento das capacidades computacionais da empresa do Claude (Android, iOS) e expandir a criação de produtos baseados em inteligência artificial. Também permitirão mais pesquisas e testes voltados à implantação responsável da IA e em larga escala.
De acordo com Krishna Rao, CFO da Anthropic, o investimento visa ainda atender a demanda crescente e o fluxo de trabalho de sua base de consumidores, das startups às grandes companhias. Atualmente, a Anthropic tem uma carteira de 300 mil clientes, sendo que as grandes contas (acima de R$ 100 mil em receita operacional anual) cresceram sete vezes neste ano.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA
