A ColmeIA envia mensalmente 33 milhões de mensagens de template de marketing pelo WhatsApp usando a API de Mensagens de Marketing Lite, também chamada de MM Lite, uma ferramenta capaz de superar as entregas da API Nuvem. Isso porque a MM Lite analisa o histórico de abertura de mensagens da base de destinatários e define alguns parâmetros para aumentar o engajamento, como o melhor horário para o disparo. 

Segundo a big tech, na Índia, por exemplo, as entregas da mais recente API foram 9% superiores às demais. Outro ponto destacado pela Meta são os novos recursos, como comparações de desempenhos a outros modelos semelhantes da região do cliente, sugestões de melhorias de métricas, prazo de validade para mensagens de marketing – variando de 12 a 72 horas, entre outros. 

“A Meta entendeu que ela conhece melhor o cliente do que a empresa, porque ela sabe o que se passa no WhatsApp das pessoas”, disse Leandro Beccon, diretor comercial da ColmeIA. Esse conhecimento prévio é construído com dados referentes a interações anteriores e é com base nisso que se tem o perfil do cliente com maior potencial de engajar. Para Beccon, uma outra vantagem da MM Lite é o fato de a cobrança ocorrer apenas após a entrega da mensagem.

Construção de jornadas

Em evento realizado no escritório da Meta, a ColmeIA detalhou suas soluções para “jornadas receptivas”. Através do conceito SmartFlow, a empresa oferece uma estrutura onde é possível não só criar novas mensagens, mas arquivá-las, cloná-las e até fazer backup. Dentro dela também é possível mesclar aprendizado de máquina com menus, reutilizando ativos. Além disso, há a possibilidade de ver quem alterou alguma configuração e qual foi o efeito surtido.

O ecossistema da empresa conta com gerenciamento de dados, em que o usuário pode configurá-los para preservar a segurança dessas informações, conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Um exemplo disso é quem tem acesso aos dados e anonimizar os mais sensíveis, como números de documentos. Eles, inclusive, podem ser coletados através do envio de foto, uma opção mais cômoda para o cliente final.

Dentro do banco de dados, usuários da ColmeIA podem filtrar as informações usando tags, sendo possível identificar em qual parte da jornada o cliente parou. Assim a API da Meta indica se a campanha realizada teve aderência do cliente, já que a big tech consegue identificar se ele comprou ou não o produto pelo anúncio. 

ColmeIA: IA focada e atendimento monitorado

A ColmeIA define sua inteligência artificial como polímata, ou seja, ela tem conhecimento em diversas áreas, baseando-se em arquétipos, cada um com uma responsabilidade. O hunter, por exemplo, deve coletar dados, focando apenas no necessário. O sábio responde às dúvidas, mas garantindo que a IA responda apenas ao que foi questionado. Já o Herald recebe a demanda, dando as boas-vindas ao cliente. Há a possibilidade de o usuário definir qual provedor deseja usar, como OpenAI ou Gemini.

Mesmo quando a IA não é suficiente para resolver o problema, há o módulo de atendimento humano. Ali, é possível realizar ligações de voz pelo WhatsApp API. Neste momento em específico, o agente solicita permissão para ligar ou disponibiliza a opção para o cliente.

A empresa usuária pode monitorar esse atendimento em tempo real, além de identificar quais outros já foram realizados, quantas pessoas estão na fila, quantos agentes estão trabalhando e o tempo médio de espera.

Em dias com maior demanda, o supervisor tem a possibilidade de enviar mensagens urgentes à equipe e priorizar demandas. No final dos atendimentos é possível configurar um formulário para apontar o motivo do contato e o humor do cliente final.

 

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