Cerca de 40 CEOs de operadoras de telecomunicações, fabricantes de infraestrutura e fornecedores de TI assinaram uma declaração conjunta de princípios para o mundo digital, batizada de “Declaração Digital”. O documento foi apresentado pela GSMA nesta quinta-feira, 24, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Entre os signatários estão os CEOs da NTT DoCoMo, Telefônica, Vodafone, Orange, China Telecom, Bharti Airtel, SK Telecom, Samsung, LG, IBM, Ericsson, Huawei e Xiaomi.

A Declaração Digital é constituída de oito princípios, resumidos abaixo:

1) O acesso à conectividade e às tecnologias digitais deve estar disponível a todos, e o desenvolvimento de habilidades digitais deve fazer parte da educação de todo cidadão.

2) O ecossistema digital deve continuar sendo composto por uma pluralidade de empresas, e seguir avançando e inovando, trazendo benefícios para a sociedade.

3) O ecossistema digital deve ser apoiado por um ambiente regulatório e de negócios capaz de se adaptar na mesma velocidade dos mercados orientados por dados.

4) A Internet deve ser aberta, acessível e controlada por múltiplos atores que atuem de maneira cooperativa e se oponham a tentativas de restringir a liberdade de expressão.

5) A privacidade do cidadão digital deve ser respeitada e seus dados protegidos de maneira segura e transparente por todos os participantes do ecossistema, ao mesmo tempo em que oferecem aos consumidores a opção de controlar suas próprias informações.

6) Todos os participantes do ecossistema devem cooperar para solucionar ameaças de cyber-segurança.

7) A responsabilidade por um futuro digital positivo deve ser dividida igualmente entre todos os participantes do ecossistema.

8) O diálogo construtivo e a cooperação entre todos os participantes do ecossistema em diferentes países e setores permitirá um melhor desenvolvimento do futuro digital.