A Outra Coisa, agência de produto digital conhecida pelo desenvolvimento de bots de texto para grandes marcas, como Coca-Cola e RockInRio, agora também cria robôs para interface de voz, especialmente para o Google Assistente e para a Alexa. A companhia montou um squad composto por 14 profissionais próprios e por parceiros especialistas para a produção de bots de voz.

Seus dois primeiros projetos com voz já estão no ar dentro do Google Assistente: uma adaptação do bot Rota de Carreiras, da Estácio, e o jogo Adedonha, conhecido também como STOP. Além desses, outros dois estão em produção: Educabot, um robô da Editora Moderna para estudantes conversarem sobre o conteúdo das matérias; e Nutricuca, uma nutricionista ativista que procura aumentar a consciência alimentar. Esses dois novos projetos têm previsão de lançamento em março no Google Assistente e na Alexa.

“O cuidado que precisamos ter na construção de um bot de voz é diferente do mundo escrito. Cada centésimo de segundo faz diferença na experiência e o trabalho em manter o usuário dentro da área de conhecimento do bot é maior”, explica Marcelo Gluz, sócio-diretor da Outra Coisa. “A ausência de telas traz uma maior necessidade de ser objetivo. É ainda mais task oriented do que no texto”, complementa.

A Outra Coisa espera produzir 18 bots de voz este ano, informa Gluz.