Meta; RCS

RSC, o supercomputador da Meta. Foto: divulgação

A Meta (antiga Facebook) anunciou a criação de um computador robusto para pesquisa em inteligência artificial (IA). Batizado de AI Research SuperCluster (RSC), o equipamento surge para ajudar os desenvolvedores da companhia a construírem modelos melhores de inteligência artificial, como trabalhar em centenas de idiomas diferentes; analisar perfeitamente textos, imagens e vídeos juntos; e desenvolver novas ferramentas de realidade aumentada.

Em publicação no Facebook, Mark Zuckerberg, CEO e cofundador da Meta, disse que o RSC é um dos alicerces para o metaverso: “As experiências que estamos construindo no metaverso demandam um enorme poder computacional (quintilhões de operações por segundo), e o RSC permitirá a criação de novos modelos de IA que poderão aprender com trilhões de exemplos e entender centenas de idiomas”, escreveu.

Configuração

Desenho do RSC com dados de armazenamento, computação e rede

Com a promessa de ser um dos computadores de IA mais rápidos do mundo quando entregue em sua completa forma, o RSC tem hoje 760 sistemas universais para infraestrutura de IA da NVIDIA, o DGX A100, que podem comportar até 6.080 placas de vídeo (GPU) A100. Essas GPUs se comunicam por meio do Nvidia Quantum-2 InfiniBand a 200 Gb/s.

Em armazenamento, o supercomputador tem 175 petabytes de Pure Storage FlashArray, 46 petabytes de armazenamento de cache nos sistemas Penguin Computing Altus e 10 petabytes de Pure Storage FlashBlade.

Na entrega do projeto, que deve acontecer em meados deste ano, o RSC terá 16 mil GPUs, o que deve acelerar em 2,5 vezes a performance de treino em aplicações de inteligência artificial da Meta. A velocidade de transferência de dados de 16 TB/s.