Niterói; Niterói animal

Foto: divulgação/Prefeitura de Niterói

A cidade de Niterói/RJ implantou microchips encapsulados em 880 cães e gatos desde agosto de 2022. Os dispositivos são inseridos no animal depois da castração, gratuita, realizada no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, e no castramóvel. O procedimento pode ser marcado pelo aplicativo Niterói Animal (Android, iOS). A iniciativa é da Coordenadoria de Defesa Animal (Ceda) da Prefeitura de Niterói.

O app, lançado em 2021, fechou o ano com 13,34 mil usuários cadastrados que possuem acesso ao agendamento de castração e ao espaço com fotos de animais para adoção.

Novidades no app

Para 2023, a ideia é ampliar o número de serviços oferecidos pelo Niterói Animal, como: ferramenta de georreferenciamento para ajudar a localizar pets que se perderem ou foram abandonados na cidade; cursos sobre cuidados com o animal; e incrementar o espaço para adoção de animais.

Cães e gatos que fizeram a castração e ganharam microchips, circulam com uma medalha presa na coleira com um QR code. Nele, as pessoas podem acessar por meio de um smartphone dados do animal e de seu tutor. A ideia é ajudar a promover o reencontro entre tutor e seu bichinho, caso ele se perca, mas também reduzir o número de abandono animal.