[Matéria atualizada em 31/05/2021, para inserir informações sobre o Colab] A prefeitura de Niterói (RJ) passou a permitir o agendamento da vacina contra o novo coronavírus por meio de app a partir desta segunda-feira, 31. Será possível escolher dia e hora para tomar o imunizante pelo aplicativo Colab (Android, iOS) no posto volante do Campo de São Bento, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí. A meta é reduzir as aglomerações e facilitar o processo de vacinação. O usuário que fizer o agendamento por meio da ferramenta receberá um comprovante digital da imunização.

Vale dizer que é possível agendar tanto a primeira quanto a segunda dose.

No local, o usuário do Colab terá que apresentar comprovante de residência, identidade, laudo do médico (para quem tiver comorbidades) ou o contracheque (para profissionais da educação).

Nas próximas semanas, o agendamento pelo Colab será expandido para os outros postos de Niterói.

O app

O Colab é um aplicativo para que os moradores possam participar de forma ativa em sua comunidade, seja no bairro ou na sua cidade e colaborar mais com as autoridades públicas. A prefeitura de Niterói já é parceira do Colab, que entre suas principais funcionalidades estão os módulos de gestão colaborativa da cidade, onde o cidadão relata problemas e pede soluções, e o módulo de consultas públicas em que a prefeitura leva uma questão para ouvir a opinião da população.