A Surf Telecom forneceu 2,48 mil chips de celular ao Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) em 2023, em parceria com a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP). O número representou um crescimento de 187% em relação ao ano anterior, em 2022, quando a empresa de MVNOs (operadora móvel virtual) entregou 926 chips e deu início à colaboração.

A iniciativa do RLF engloba diversas atividades para auxiliar os migrantes e refugiados no processo de restabelecimento e manutenção do contato entre as pessoas que foram separadas, impactadas por desastres, conflitos armados e migrações internacionais. Em 2023, a Surf e o RLF atenderam pessoas de mais de 20 nacionalidades com atuação em abrigos de São Paulo e Guarulhos, sendo os países mais recorrentes Angola (35,1%), Venezuela (18%), Afeganistão (17,6%) e Haiti (11,3%). Em relação ao perfil dos migrantes e refugiados, a maioria é composta por homens (55%), principalmente entre 30 e 49 anos. 93,5% dos que são atendidos pela parceria e receberam chips pretendem usá-lo para contato familiar, já que 41,7% mantêm comunicação diária com seus familiares.

A Cruz Vermelha São Paulo tem a expectativa de ampliar a atuação do RLF para outras regiões dentro do estado de São Paulo. Para isso, ainda está realizando o mapeamento e o monitoramento de comunidades de migrantes e refugiados para compreender cada demanda e necessidade.