A casa dos Jetsons está cada vez mais perto da realidade. Que tal, em um dia de calor, ligar o ar condicionado do seu quarto meia hora antes de você chegar do trabalho, a partir de um comando enviado do seu smartphone? Ou acionar a máquina de café à distância? Esses são algumas das possíveis utilidades da "WeMo", solução de automação residencial desenvolvida pela Belkin, tradicional fabricante de acessórios para smartphones.

Inicialmente estão sendo lançados dois produtos: um interruptor de automação residencial e um sensor de movimentos. O primeiro tem a função de ligar ou desligar remotamente aparelhos eletrônicos. Para tanto, o interruptor precisa ser conectado entre a tomada da rede elétrica e o plugue do aparelho que se deseja controlar. É necessário também que haja uma rede Wi-Fi no local: é através dela que o interruptor se comunicará com o smartphone do dono da casa. Por meio de um aplicativo móvel para iOS e Android, será possível enxergar a lista de aparelhos conectados à solução WeMo e controlar remotamente o seu acionamento.

O sensor de movimentos, por sua vez, é um acessório opcional para ser usado em conjunto com o interruptor. Ele permite a programação de ligar ou desligar os aparelhos de acordo com a presença ou ausência de pessoas no ambiente. Pode ser útil para luminárias, por exemplo.

Os dois produtos serão lançados nos EUA no segundo trimestre e devem chegar ao Brasil antes do fim do ano. "Para o Brasil faremos uma tropicalização. Precisamos adaptar a tomada para o padrão brasileiro e receber homologação da Anatel", explica o diretor geral da Belkin para América Latina, Victor Baez. O preço do kit com dois interruptores será de US$ 99 nos EUA e não deve passar de R$ 399 no Brasil, acredita o executivo.

Próximas novidades

A Belkin prepara outros acessórios para a família WeMo. Dentre eles estão soluções para controle remoto de fechaduras de portas, abertura de garagens e monitoramento de bebês. Os três têm lançamento previsto para o segundo semestre nos EUA e devem chegar ao Brasil somente em 2013.