O mundo dos wearable devices começa a se abrir para os desenvolvedores. Depois do Pebble, é a vez da Samsung anunciar que vai disponibilizar um SDK para a criação de apps especialmente para os seus relógios conectados. A fabricante sul-coreana apresentou novos modelos do acessório nesta segunda-feira, 24, em Barcelona, na mesma coletiva em que revelou os detalhes do Galaxy S5, seu novo smartphone top de linha.

O Gear 2 faz parte da segunda geração de relógios conectados da Samsung. A empresa ouviu os pedidos dos consumidores e aperfeiçoou o produto: a câmera e o alto-falante agora ficam embutidos no centro do relógio, não mais na pulseira, o que permite a substituição desta, trocando de cor e formato. O novo relógio vem com sensor de batimento cardíacos (tal como o S5) e com um home button, para voltar rapidamente à sua primeira tela.

Outro relógio inteligente anunciado é o Gear Fit, que parece um produto híbrido entre um relógio e uma pulseira. Ele tem tela curva, colorida e sensível ao toque e seu design lembra o de uma pulseira. Também vem com sensor de batimento cardíaco. Serve também como uma segunda tela para o telefone, mostrando notificações básicas, tal como os demais relógios conectados da fabricante.

Uma melhora importante da empresa nesse segmento é a compatibilidade com uma variedade maior de aparelhos. O Gear 2 se comunica com 17 modelos de smartphones da Samsung e Gear Fit, com 20.