É comum as pessoas publicarem no Facebook, no Twitter ou no Instagram fotos e comentários sobre produtos que compraram ou locais por onde passaram, como restaurantes e hotéis. Às vezes são elogios, outras vezes, reclamações. Na prática, funcionam como uma resenha sincera e que acaba influenciando a percepção dos amigos que acompanham o autor nessas redes sociais. Agora, nasce em formato de app para iOS uma ferramenta brasileira para facilitar essa tarefa e que pretende se tornar uma espécie de rede social de reviews: a Weview. Ela tem como CEO e co-fundador o executivo Luciano Montezzo, que trabalhou por seis anos no departamento de marketing da P&G, onde foi responsável justamente pela área de marketing digital.

"Na P&G entendi a enorme importância que os reviews têm na decisão de compra. Apesar disso, o formato dos reviews está ultrapassado, pois ainda é o mesmo da década de 90: com estrelas e muito texto. Estão fora do contexto da comunicação de hoje em dia, das redes sociais, nas quais a imagem é o mais importante", comenta. A resenha nas redes sociais costuma ser mais bonita, por conta da valorização da imagem, e também é levada mais a sério, porque foi publicada por uma pessoa conhecida, ou seja, não há risco de ser falsa, como acontece em outros sites, explica.

Em sua primeira versão, o Weview funciona simplesmente como um ferramenta visual para a publicação rápida de resenhas no Facebook. O usuário se loga no Facebook pelo app, e pode publicar uma foto do que quiser avaliar, editando-a com efeitos no estilo do Instagram e sobrepondo layouts. É solicitada uma nota de avaliação, entre 0 e 10, girando um polegar virtual para cima ou para baixo dentro do app. "Nossa escolha foi botar uma primeira versão com uma feature apenas para captar alguns aprendizados. Optamos pelo universo do iOS porque é menor, para aprendermos antes de dar o próximo passo. Essa versão está longe de ser o produto final", ressalta.

O passo seguinte no roadmap do Weview será transformar-se em uma rede social própria, onde as pessoas possam buscar por produtos que lhe interessem e conhecer o que se fala deles. Os usuários passarão a ter um perfil dentro do Weview e uma timeline própria para navegar. Todas as avaliações publicadas serão acompanhadas por tags, para facilitar a busca por terceiros. "Você poderá pesquisar por cerveja, ou por cerveja pilsen amarga, por exemplo", cita o executivo. Uma nova versão para iOS e a primeira versão para Android deverão chegar com novidades até o fim de março. O desenvolvimento está sendo feito pela Jera, de Campo Grande.

A empresa pretende atrair usuários que sejam conhecidos influenciadores em áreas diversas, como gastronomia, filmes e tecnologia, para criarem conteúdo de qualidade. Há planos também de incluir mecanismos de gameficação, para incentivar a participação das pessoas. A meta é ter 10 mil usuários ativos, publicando avaliações frequentemente, até o final do ano.

O Weview será sempre gratuito para os usuários. A monetização virá a partir da geração de leads ou de comissão por vendas para anunciantes. Marcas e sites de e-commerce poderão incluir links dentro de resenhas, que não precisam necessariamente levar para uma página do produto ou do local avaliado, mas para outro relacionado. "Em um review sobre o parque Ibirapuera poderia haver um link para um hotel de São Paulo ou para um resturante próximo", sugere Luciano.