Hi Platform

Exemplo de link enviado ao cliente para estimular que faça o review do produto comprado. Imagem: divulgação

Ao procurar um produto em um e-commerce, o cliente já tem como hábito ler os comentários de compradores daquela marca e daquele item. Foi-se o tempo em que a pesquisa se limitava aos preços e os reviews ganharam uma importância significativa. Segundo Ricardo Heidorn, cofundador e chief revenue officer da Hi Platform, estimativas do mercado apontam que a probabilidade de um consumidor comprar um produto que já possui review aumenta em 70%. E, para estimular o fluxo desses textos, a Hi Platform lançou um recurso de obter reviews de consumidores por meio do WhatsApp.

A ferramenta é simples e funciona da seguinte maneira: o cliente faz a compra em um e-commerce e tempos depois recebe um link, pelo WhatsApp, para que ele escreva um comentário sobre sua aquisição. Assim, ao clicar no link, ele é direcionado para a página de reviews do produto adquirido.

“Vivemos em um mundo em que a gente encheu o saco do e-mail. E ficamos mais seletivos em abrir essas mensagens”, avalia Heidorn. “Mas ao contrário dos e-mails, a taxa de abertura e de leitura no WhatsApp é muito maior. São raros os spams pelo app e a chance de a pessoa abrir é alta”, afirma.

Hi Platform

Ricardo Heidorn, CRO da Hi Platform. Foto: divulgação/Hi Platform

Vale dizer que as empresas clientes precisam estar conectadas à plataforma da Hi Platform de jornada de experiência do consumidor, que fará o envio de um link reduzido para os consumidores ao final do atendimento. A meta da empresa é reunir soluções para promover a experiência do consumidor e acompanhar a sua jornada.

A Hi Platform aposta que o usuário vai fazer mais reviews a partir do link enviado pelo e-commerce para o seu WhatsApp. Está tão otimista que, dos 600 clientes elegíveis na plataforma, a estimativa é que 90% dessas empresas estejam usando a solução em seis meses.

Modelo de negócios

Como modelo de negócio, a Hi Platform cobra por pedido, ou seja, por compra gerada no e-commerce. Para cada pedido que é gerado, é enviado um link para o WhatsApp do consumidor. Há uma série de pacotes formulados e, caso o número de pedidos seja ultrapassado, a empresa paga pela diferença.