O ano de 2015 foi o ano do phishing. 34,33% dos ataques que tentam “pescar” informações dos usuários miravam organizações financeiras como bancos, pagamentos móveis e lojas online. De acordo com análise do Kaspersky Lab de 2015, os e-mails com a isca tiveram um aumento de 5,59% em relação ao ano anterior.

Para a empresa, notificações falsas dos dispositivos e apps móveis, com malware ou mensagens de publicidade, devem tornar-se tendência em 2016. Um dos motivos para o avanço dos hackers em tablets e smartphones deve-se à redução de e-mails de spam no mundo, que representam 55,2% do tráfego global de e-mails, uma redução de 11,5% ante 2014.

Como reflexo da queda dos spams, novas modalidades de ataques digitais devem aparecer nos handsets. A Kaspersky alerta que em 2016 os usuários devem proteger seus dispositivos durante o ano e continuarem  alertas para informações recebidas de fontes suspeitas.

Disseminação de malwares em arquivos executáveis “.apk”,  arquivos comprimidos “.jar” e falsas atualizações do plugin são alguns dos exemplos de ações que podem ser usadas pelos atacantes. Chamam a atenção ainda alguns exemplos de ataques usando QR Code durante 2015. Domínios de spam maliciosos que antes eram encaminhados no corpo do e-mail ganharam abertura como código para ser acessado por meio da câmera do celular.