Anny Jiang, vice-presidente da Oppo, apresenta o seu primeiro handset 5G (ainda sem nome)

Além de Xiaomi, a Huawei e a Oppo também anunciaram smartphones com conexão 5G neste domingo, 24, em Barcelona, Espanha.

Durante a pré-abertura do Mobile World Congress, a Oppo apresentou um modelo com Snapdragon 855 e modem X50 5G da Qualcomm. A fabricante chinesa também levou um smartphone com zoom de 10 vezes sem perda de qualidade (10 x lossless zomm, do inglês original), que traz mais detalhes e cores por meio de um sistema com três câmeras traseiras. Os dois smartphones da Oppo não têm nome comercial ainda.

Por sua vez, a Huawei apresentou o Mate X, um dispositivo que, além de ser 5G, tem tela OLED dobrável. Por meio da tecnologia que dobra de ponta a ponta Falcon Wing Mechanical, o handset tem três disposições de tela: 6,6, 6,38 (tamanho para smartphone) e 8 polegadas (para tablet). Com chipset Kirin 980 e modem Balong 5000 5G, o celular possui uma bateria de 4.500 mAh e sensor de imagem da Leica na câmera. Outra novidade da companhia é o Huawei 5G CPE Pro, um modem com o Balong 5000 para levar o 5G às residências. Com capacidade de conexão em redes 4G e 5G, este equipamento permite download de um vídeo de 1 GB em três segundos.

Huawei Mate X terá slot para 4G e 5G

Nos dois casos, Oppo e Huawei adicionaram entrada para dois SIMcards (um de 4G e outro 5G) e a conexão em 5G é feita em redes sub 6 GHz. A Oppo ainda confirmou parceria com as operadoras Telstra, Swisscom e Octopus. A Huawei não revelou nenhuma parceria.

O lançamento do smartphone de 10x de zoom lossless e do handset com 5G da Oppo está confirmado para o segundo trimestre de 2019, porém sem preço divulgado. E o Mate X da Huawei com 8 GB de RAM e 512 GB de espaço chega ainda em 2019 com preço de 2.229 euros, segundo sites internacionais.