Nos últimos tempos a Huawei vem articulando internamente para voltar com força ao mercado brasileiro de smartphones – liderado por Motorola e Samsung. Parece, agora, fazer o dever de casa de forma mais aprofundada, com pesquisas semanais para entender os hábitos do consumidor brasileiro e que tipo de tecnologia este público está mais aberto para receber: Tudo indica que o País terá, muito em breve, novidades sobre a volta da gigante chinesa ao mercado de smartphones.

Em 2015, a Huawei fez sua primeira tentativa de vender seus devices no Brasil sozinha. Não funcionou. Em junho de 2018, Huawei e Positivo divulgaram uma parceria para venda dos celulares. Mas, em dezembro, ela foi desfeita.

Apesar de duas tentativas sem desdobramentos, a Huawei quer voltar ao Brasil, porém não divulgou exatamente quando isso deverá acontecer. “Atualmente, a marca é mais conhecida do público brasileiro e, de acordo com as pesquisas, sabemos que o brasileiro ama tecnologia e entende que os últimos lançamentos são o que há de melhor. Por isso, devemos levar os tops do nosso portfólio”, explicou a head de relações públicas da Huawei Mobile, Gleice Rodrigues, para Mobile Time durante o MWC19, em Barcelona.

Mais cedo, o chairman rotativo da Huawei, Guo Pin, falou sobre o avanço da empresa chinesa para a tecnologia 5G e sobre segurança. Foi categórico que a chinesa não tem backdoor e nunca terá, além de afirmar que preza pela segurança e privacidade de seus clientes.

NFC

A Huawei também apresentou no MWC 2019 seus laptops cuja principal novidade é a tecnologia NFC, a mesma usada para pagamentos móveis, para a transferência de documentos do celular para o computador portátil e vice-versa.

Dobrável

Outra sensação é o Mate X, o celular dobrável que a chinesa trouxe ao MWC 2018, apresentado no último domingo e que deverá ser lançado ainda este ano. De acordo com Rodrigues, o celular pode ser dobrado cerca de 100 mil vezes, o que daria uma usabilidade de dois anos e meio. Seu preço foi divulgado em 2.229 euros.