A Uber (Android, iOS) pausou suas operações na Ucrânia, devido à invasão da Rússia no país  nesta quinta-feira, 24. Segundo a agência de notícias interfax-Ukraine, outros aplicativos de transporte individual – Bolt e Uklon – continuam funcionando.

“As viagens de Uber não estão disponíveis nesta região no momento”, diz uma mensagem no app aos passageiros da capital, Kiev.

Em Lviv, o aplicativo mostra que não há viagens disponíveis. E em Kharkiv e Odessa, uma mensagem também é exibida informando que as viagens na região não estão disponíveis.

A Uber informou ao site que devido ao crescimento das tensões geopolíticas e eventos recentes, a empresa decidiu suspender a operação do aplicativo. “A segurança de todos os usuários do aplicativo é nossa principal prioridade. Continuamos monitorando as circunstâncias e esperamos que esta seja uma situação temporária”.

A empresa opera desde 2016 na Ucrânia e está presente em nove cidades.

Segundo a Reuters, a Lyft informou que oferecerá apoio financeiro com foco em suprimentos de emergência ou para sair do país. Estima-se que a Lyft tenha cerca de 60 funcionários na Ucrânia.

O conflito armado entre Rússia e Ucrânia fez também com que as operadoras que atuam no país oferecessem minutos de voz e gigabytes de dados extras para seus clientes. E algumas empresas de telecom de fora ofertaram a seus usuários ligações para a Ucrânia mais baratas.