Aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Snapchat, Facebook Messenger, Viber e afins, apresentam uma retenção muito acima da média dos aplicativos móveis em geral. É o que revela levantamento realizado pela Flurry entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015. A empresa comparou a retenção dessa categoria com a média de todos os apps em períodos de um, dois, três, seis e 12 meses após a sua instalação. A definição de retenção utilizada na pesquisa é se o app foi aberto pelo menos uma vez pelo usuário nos referidos intervalos.

Após o primeiro mês, enquanto em média apenas 36% dos apps são abertos, o percentual salta para 68% quando considerados apenas os apps de mensagem. Ao longo do tempo, a retenção dessa categoria diminui lentamente, enquanto aquela da média de todos os apps cai rapidamente. Após seis meses, por exemplo, a retenção é de 62% para os apps de mensagens e 18% para a média geral, uma diferença de 3,4 vezes. E depois de 12 meses a diferença passa a ser de 5,6 vezes: 62% de retenção dos apps de mensagens e 11% da média geral.

A frequência com que os apps de mensagens são abertos por dia também é maior que a média: 8,9 sessões por dia contra 1,9. Ou seja: os apps de mensagens são abertos 4,7 vezes mais por dia que a média geral de todos os apps.

Na análise da Flurry, a alta retenção e frequência dessa categoria revela uma forte fidelização dos usuários, o que dá abertura para o lançamento de serviços diferentes dentro desses apps, como transferência de valores, chamada de táxi, realização de chamadas de voz etc. Recentemente o WhatsApp começou a testar chamadas VoiP e o Facebook Messenger anunciou que oferecerá transferência de valores para usuários nos EUA.