O Google lança uma funcionalidade para dispositivos Android que detecta a movimentação dos olhos e gestos faciais para acionar comandos. Interruptores de Câmera, como é chamada a ferramenta, está disponível em 80 idiomas, incluindo o português, e pode ajudar pessoas com deficiência motora e de fala a navegar no smartphone usando movimentos dos olhos e gestos faciais. A solução faz parte do pacote de Acessibilidade do Android (Android)

A ferramenta transforma a câmera frontal do telefone em um interruptor, para que o usuário escolha um movimento para navegar e outro para selecionar. É possível escolher uma combinação de gestos que funcione para o usuário e personalizá-lo de acordo com sua amplitude de movimento. A partir de gestos simples, o usuário pode ouvir música, assistir a um vídeo ou acessar emails. As opções de câmera funcionam com seis gestos, incluindo movimentos dos olhos (para cima, para a direita e para a esquerda) e gestos faciais (levantar sobrancelhas, sorrir e abrir a boca).

Assista ao tutorial aqui.

Action Blocks

O Google também atualizou o app Action Blocks (Android) para o português. A ferramenta é voltada para pessoas com deficiências intelectuais que permite de maneira mais simples desbloquear o smartphone, fazer uma ligação ou mandar uma mensagem de texto por meio de atalhos.

O aplicativo reúne ícones personalizáveis na tela inicial, possibilitando a realização de uma ação em apenas uma etapa, como enviar uma mensagem pré-definida para um familiar, iniciar uma chamada de vídeo com um amigo, tocar música, ler as notícias do dia, procurar o episódio um vídeo no YouTube.