A Nokia lançou nesta quarta-feira, 24, o mais novo aparelho da família Asha. Smartphone de entrada, o Nokia Asha 210 tem configurações simples e custará US$ 72 (aproximadamente R$ 140,00). O aparelho chega com teclado Qwerty e um botão de acesso rápido ao aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, que virá embarcado em todas as unidades do Asha 210.

Com uma tela 2,4 polegadas e memória RAM de 32 MB, o novo modelo da Nokia vem com uma câmera traseira de 2 megapixels e está disponível nas cores preta, branca, rosa, amarela e azul, com opções de single ou dual SIM. O Nokia Asha 210 deve chegar às lojas no segundo trimestre de 2013.

Análise

Este é o primeiro celular da Nokia com um botão dedicado ao WhatsApp. E provavelmente é também o primeiro do mundo, o que demonstra como esse aplicativo de mensagens instantâneas se popularizou. Em termos estratégicos, é uma demonstração de independência da Nokia em relação às operadoras móveis, que dificilmente vão querer vender um produto que estimule tão diretamente um serviço que canibaliza o uso de mensagens de texto (SMS). O mais provável é que o Asha 210 se concentre em vendas no chamado mercado "open", com distribuição direta para redes varejistas.

Vale lembrar que esta não é a primeira experiência da Nokia com botões dedicados a aplicações de terceiros. A fabricante lançou este ano o Asha 205, com botão dedicado ao Facebook.