O Instagram é uma rede social de imagens cada vez mais utilizada por jovens e por celebridades no lugar do Facebook. As pessoas podem seguir e serem seguidas, de forma a acompanhar as fotos publicadas umas das outras, mas pelo app não dá para monitorar todas as atividades de outros usuários, como as imagens que eles curtem e comentam. Diante dessa oportunidade, uma dupla de desenvolvedores brasileiros criou o InSpy (Android, iOS). Trata-se de um aplicativo para monitorar (ou espionar, como sugere o nome?) as atividades de outras pessoas dentro do Instagram.

Através do InSpy, é possível acompanhar todas as curtidas, comentários e novas amizades formadas por qualquer pessoa que esteja no Instagram e que faça parte da lista de contatos do usuário. Isso pode servir tanto para espionar amigos quanto celebridades, já que muitas delas mantêm perfis abertos dentro da rede social de fotografias.

O InSpy funciona no modelo freemium. A versão gratuita permite que se veja cinco atividades por dia de cada pessoa escolhida para ser monitorada (a quantidade de pessoas é ilimitada). Para poder ter acesso irrestrito a todo o histórico de interações é preciso pagar R$ 0,99 por contato espionado.

Na Google Play o InSpy já ultrapassou 5 mil downloads. A meta dos seus criadores é conquistar ao longo deste ano pelo menos 5% dos usuários do Instagram, o que representaria mais de 10 milhões de pessoas. O app está disponível em inglês, espanhol e português.