Instagram

Ankur Prasad, diretor do Facebook, durante o anúncio da novidade no F8

O Facebook abriu a partir desta quarta-feira, 2, a ferramenta de mensageria do Instagram para que qualquer marca presente na rede social consiga usá-la como uma canal oficial de comunicação com o público, incluindo a possibilidade de atendimento automatizado com robôs de conversação. Isso é feito através da API do Messenger, que foi integrada ao Instagram no ano passado e aberta em caráter de teste para alguns desenvolvedores e marcas em outubro de 2020. Tal como no Messenger, não há nenhum custo para que empresas estabeleçam conversas com seus consumidores através de mensagens privadas no Instagram.

“No Instagram as pessoas querem conhecer coisas novas e engajar com suas marcas favoritas. É um ótimo lugar para marcas construírem relações de longo prazo”, disse Ankur Prasad, diretor de marketing de produtos na área de mensageria de negócios do Facebook, durante o anúncio da novidade, no evento online F8, nesta quarta-feira. 

Segundo o executivo, 90% das pessoas no Instagram seguem ao menos uma empresa na plataforma. E mais de 500 milhões de empresas no mundo utilizam os canais de mensageria do Messenger e do Instagram atualmente. Durante a pandemia, o volume de mensagens trocadas entre marcas e pessoas nas duas plataformas aumentou 40%, informou o Facebook.

Com a abertura da API de mensageria, o Instagram passa a poder ser incluído em plataformas de comunicação corporativa, como qualquer outro canal – email, Messenger, WhatsApp etc –, o que viabiliza uma gestão única do atendimento ao público, seguindo o conceito de omnicanalidade.

Prasad destacou a importância da automação nas respostas, para que marcas consigam responder com rapidez a um grande volume de contatos, especialmente quando se trata de perguntas recorrentes. “A automação é chave. Muitos já usavam no Messenger. Mas ainda não era possível no Instagram. Estamos liberando pela primeira vez ferramentas de automação no Instagram, através da API do Messenger”, disse o executivo.

Brasil

No Brasil, alguns desenvolvedores de soluções de mensageria corporativa já vinham testando a novidade e anunciaram sua disponibilidade a partir de agora para todos os clientes, como Aivo, Botmaker, Infobip, Sinch (ex-Wavy), smarters e Take Blip.

A Take Blip, por exemplo, realizou um teste em janeiro deste ano com o perfil do influenciador “Primo Rico” no Instagram. Durante uma live com mais de 40 mil pessoas, o influenciador convidou o público a enviar uma DM para receber material exclusivo: em menos de uma hora foram trocadas mais de 50 mil mensagens pelo Instagram usando a plataforma da Take Blip conectada à referida API. Pelo menos outras duas marcas já estão desenvolvendo com a empresa o uso do Instagram para comunicação automatizada no Brasil: Bacio di Latte e Dell.

Super Bots Experience

O surgimento de novos canais para comunicação automatizada entre marcas e consumidores será tema de um dos painéis do Super Bots Experience 2021, evento online organizado por Mobile Time que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Instagram, RCS e Google Business Messages são alguns desses novos canais. Nesse painel, já estão confirmadas as participações de Pietro Bujaldon, CEO do smarters, e Tathiana Adam, gerente de desenvolvimento de negócios de produtos de comunicação na América Latina do Google. Para mais informações sobre o Super Bots Experience 2021, acesse www.botsexperience.com.br ou contacte a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).