A Tesla deu mais detalhes sobre seu plano de corridas de táxi com direção autônoma, a modalidade apelidada de táxi-robô. Em carta enviada aos investidores nesta quarta-feira, 24, o CEO Elon Musk e o CFO Zachary Kirkhom explicam que o valor de produção do veículo será próximo dos US$ 38 mil, se considerar a bateria de carregamento solar, sensores e o computador FSD.

Ainda de acordo com o executivos, um carro customizado como táxi-robô poderá rodar 1 milhão de milhas com uma única bateria da Tesla, sendo que seu consumo será de 1 KWh para cada 4,5 milhas rodadas. O serviço será baseado em seu computador de direção autônoma completa (Full Self-Driving ou FSD, no original em inglês), além do seu software de inteligência artificial que captou dados de mais de 400 mil carros da montadora.

“Nós esperamos que esta tecnologia possibilite o uso da direção autônoma – uma vez aprovada pelos reguladores – através de atualizações do nosso programa over-the-air (OTA)”, diz trecho da carta.

Os gestores ressaltam no final do texto que os custos aplicados demonstram que o sistema de corridas de táxi da Tesla pode ser o mais barato e lucrativo entre as outras propostas do mercado. Vale lembrar, além da Tesla, há outras empresas com desenvolvimento de táxi-robô, como a Waymo (Alphabet), Uber, Robot Taxi e nuTonomy.