A Waymo, empresa controlada pela Alphabet, firmou uma parceria com a American Axle & Manufacturing para fabricação de seus carros autônomos. No local serão criados carros com o nível de automação L4, o segundo nível mais alto de automação, que consegue atuar até em casos de emergência.

Localizada em Detroit, Michigan, a planta da fábrica será remodelada para desenvolver os veículos e trará parte da força de trabalho que foi demitida nos últimos anos após a crise das grandes montadoras da cidade. A expectativa é de que a fábrica comece a operar ainda em 2019. Informações sobre capacidade anual e força de trabalho não foram reveladas.

Reação

Coincide com a novidade da Waymo o fato de a Tesla ter confirmado na noite da última segunda-feira, 22, que lançará seu próprio serviço de robotaxi, ou seja, corridas de táxi com carros em direção autônoma. Durante encontro com investidores, Elon Musk, CEO da Tesla, estimou colocar 1 milhão de táxis robôs nas ruas, cujo serviço custará US$ 0,18 por milha. Musk deve detalhar mais sobre o tema na apresentação do relatório financeiro da Tesla sobre o primeiro trimestre de 2018, que será divulgado na próxima quarta-feira, 24. Vale lembrar, a Waymo já atua com modelo comercial no segmento de corridas com carros autônomos no estado do Arizona.